A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, nesta quarta-feira, projeto (2638/07) que cria a Semana Nacional pela Não Violência Contra a Mulher.
Pelo texto, a semana seria comemorada no fim de novembro, quando já se celebra, no dia 25, a data internacional sobre o tema.
Nessa semana, seriam promovidos debates, seminários, palestras e outros eventos pelo setor público em parceria com entidades da sociedade civil para esclarecer a população sobre o problema.
A relatora, deputada Jô Moraes, do PCdoB mineiro, destaca que ainda há grande resistência das próprias mulheres no reconhecimento desses atos de violência, principalmente pela situação de dependência econômica e emocional das vítimas em relação ao seu agressor.
"Nós estamos percebendo que ainda permanece profundamente arraigada na sociedade
brasileira essa contemporização com os casos, com os crimes. A semana vai permitir que nós possamos envolver todas as instituições, todas as instâncias, para naquele período tratar dessa questão que permanece sendo uma chaga cotidiana na vida da mulher"
O projeto segue agora para análise das Comissões de Educação e Cultura e de Constituição e Justiça e a princípio não precisa ser votada em Plenário.
Fonte: Rádio Câmara, Geórgia Moraes